quarta-feira, 30 de novembro de 2016

FALTA TEMPO PARA ESTUDAR?






Veja este depoimento, talvez seja a mesma situação que a sua:

“Eu trabalho o dia todo, acordo 6 da manhã e chego em casa 6 da tarde. Começo a estudar de 7h às 11:00... estudo morrendo de sono... gostaria de forçar mais meu organismo pra estudar até mais tarde, pelo menos 1h... mas tá difícil... Vc poderia dar algumas dicas como posso fazer para melhorar meu rendimento na hora de estudar, tenho certeza que serão dicas muito bacanas e que darão uma motivação a mais. Grande beijo e obrigada pela atenção”.

Não há segredo, estudo se mede no relógio e na intensidade, e a falta de tempo para estudar afeta os concurseiros, afinal de contas, não é todo mundo que pode parar tudo e se dedicar 100% aos estudos.

Mas, não se desespere, existe solução.

Ditado: Só não há solução para a Morte.

Então vamos com calma e analisar o que pode ser feito.

- Considerando que a noite o sono é mais propício, eu acordaria as 04:00 AM da manhã para estudar, ao invés de ficar até as 23:00.

Garanto que depois de uns dias que se acostumar com o horário, irá render bem mais o estudo pela manhã. Então se for necessário durma mais cedo, tipo às 22:00 e acorde mais cedo.

No meu caso, eu levantava todos os dias as 5:00 da manhã para iniciar os estudos na biblioteca às 06:00. 

Levantava, tomava banho para acordar, o que eu recomendo, tomava café e pegava o carro para ir para a biblioteca.

Durante uma época eu começava do lado de fora de uma das bibliotecas, pois ela só abria as 07:00 da manhã.

Tente levar sempre um livro consigo para estudar nas horas vagas. Seja no intervalo do serviço, seja no almoço, seja no ônibus, etc.

Se você tem o dia todo para estudar, reserve a hora do almoço para descansar a mente. No meu caso eu comecei tirando duas horas de almoço, e logo cortei para uma hora. 

Caso você não tenha o dia todo para estudar, eu comeria rapidinho para poder estudar um pouco, nem que fosse 30 minutos líquidos de estudo. 

Ao chegar em casa, 19:00 horas, dá para estudar 3:30 horas líquidas de estudo, até as 22:30 para estar na cama já para dormir as 23:00.

Nos fins de semana:
Se tiver o dia de folga, acorde as 5 da manhã, para iniciar os estudos às 06:00 até as 12:00. Intervalo de 5 minutos a cada 3 horas de estudo. Total: 5:50 (cinco horas e cinquenta minutos).

Na parte da tarde, tirando uma hora de almoço, até as 13:00. Seguindo com os estudos as 13:00, até as 22:30. Cinco minutos a cada 3 horas de estudos: Total: 9:15 (nove horas e quinze minutos) de estudo.

Total do dia: 15:05 (quinze horas e cinco minutos)

Vale sempre ficar marcando num caderninho as horas que estudou no dia, e contabilizar todos os minutos de folga, dessa forma você estará se estimulando a não perder tempo.

No meu caso, somente nos últimos meses consegui seguir o cronograma acima. 

Conforme fui evoluindo nos estudos cortava mais folgas, gradativamente.

Logo passei a estudar o dia todo, sai do emprego e ficava todos os dias só estudando.

Essa fase foi de três meses até que passei na Polícia Federal.

Papo Reto -  O importante é estar sempre atento com o tempo e a qualidade de estudos, sem deixar a peteca cair, e manter o estudo da forma que dá. Mas lembre-se não leve um ritmo que te faça desistir. Coloque sempre a exigência do seu próprio tempo em um patamar um pouco além daquilo que seria confortável e teste.


segunda-feira, 28 de novembro de 2016

A ROTINA DO CONCURSO




Depois de conversar com diversos colegas que passaram no mesmo concurso que eu, e colegas que passaram em outros concursos ainda melhores, o resultado foi sempre o mesmo; todos seguiram a mesma receita de bolo.

Não adianta querer se enganar, nem a mim  criar uma ilusão só para agradar.

O fato é que eu gostaria de te dizer que é possível conciliar a vida normal com os estudos para ser aprovado em concurso público, mas não posso te falar essa mentira.

Então aqui vai a base da receita do bolo.

1 – Organização.

É incrível o tempo que se perde quando o material de estudo está desorganizado.
Então, deixe seu material organizado, separe-o por matérias e na ordem de estudo. 

Tenha um estojo grande com canetas, lapiseiras, régua e tal, uma pasta com papel sulfite para anotações, organize os sites de estudo e material em PDF. Se você for organizado, já estará um pouquinho a frente de um monte de candidatos desorganizados.

Organize seu tempo, divida o tempo por matérias, e por perídios do dia. Manhã e tarde já é uma boa divisão. Estudar uma matéria pela manhã e outra a tarde, evita o cansaço e o sono, fazendo-o ficar mais produtivo.

Divida os dias dos meses e programe um tempo só para leitura, outro só para exercícios, e outros só para revisão.


No meu caso, sempre separei a última semana do mês para realizar apenas revisão. 

Assim também, separava uma semana de exercícios a cada duas de leitura.


2 – Saiba lidar com o cansaço.

Quem trabalha o dia todo e ainda estuda o suficiente para ser aprovado em concursos públicos ficará cansado, muito cansado, mas se o cansaço for demais, atrapalha. 

As vezes, vale a pena dormir mais cedo e acordar no dia seguinte, mais cedo, para estudar com maior energia.

3 – Adeus feriados, festa e baladas (abdicação)

A regra geral é que concurseiro que estuda sério, tem que abdicar de muita coisa, deixando de ter feriados livres, festas e baladas. Não participe de nenhuma ceia de natal, reveillon, festas, isso fica para pós aprovação.

No meu caso, até o dia do meu aniversário não parei de estudar, só parei por uma hora para cantar parabéns junto com meu pai e minha mãe.

 4 – Pouca conversa com familiares e amigos.

Estudar para concursos públicos é como ter uma namorada possessiva e ciumenta, que não aceita que você perca seu tempo com amigos ou familiares, porque quer toda sua atenção, cada minuto livre que você tiver tem de ser para ficar com ela. 

Então, não dê chance para o azar e converse com seus familiares e amigos, explique que até ser empossado você será uma pessoa anti-social que só viverá para trabalhar e estudar. E, sinceramente, se não quiserem entender o problema é deles, mas o cargo público, ótimo salário e estabilidade que só o cargo público pode oferecer será seu e somente seu.

 5 – Nada de baladas e bebidas.

Estudo sério não combina com baladas que só terminam quando o dia está raiando e bebedeiras regulares. Para ser aprovado em concursos públicos sem abrir mãos dessas coisas é estupidez misturada com muita ingenuidade. Se você não quer abrir mãos desses “pequenos prazeres mundanos”, então nem comece a estudar, melhor ir curtir a vida, pois, nesse caso, o estudo será perda de tempo.

6 – Cuidado com a saúde.

Não deixar a saúde de lado, praticar atividades físicas e se alimentar direito será fundamental.  Alimente-se de forma leve e saudável. Faça atividades físicas regularmente (pelo menos 30 minutos a cada dois dias, valendo correr, caminhar rápido, andar de bicicleta, subir e descer escadas). Tome, no mínimo, 2 litros de água ao longo do dia, todos os dias. Tomar bastante água melhora a concentração, aumenta a capacidade de memorização, diminui o cansaço. É sério, eu experimentei e não deixo de tomar bastante água diariamente.

Papo Reto - Somente comece se for para terminar.

Um dos piores sentimentos que existem é a FRUSTRAÇÃO, principalmente porque ela tem a capacidade de assombrar as pessoas por muito tempo. Quando alguém decide estudar para concursos públicos, começa com aquela animação característica, mas se não existir comprometimento, gana de vencer e muita disposição para muitos sacrifícios, não vai adiantar.

Se não tem certeza de que está a fim de se sacrificar o suficiente para ser aprovado, então nem comece. 

Estudar para Concursos é uma Maratona e exige muita abdicação e dedicação todos os dias. Todo dia surgirá algo legal para fazer, festa maneiras, mas será preciso dizer NÃO para todas elas e ir estudar para concursos públicos. 

Se não for assim, será perda de tempo, então é melhor aproveitar a vida do jeito que dá. 

Estudar é uma atividade maçante que leva no mínimo dois anos a finco para passar e que vale a pena no final, mas o processo é doloroso, chato e duro, e por isso muitos desistem antes de conseguir.

Mas se realmente for seu desejo ter um cargo público, siga em frente, tome as rédeas da carruagem da sua vida e toque até conseguir, e sempre que precisar de mais informação e ajuda busque pessoas que possa confiar na informação.

Este Blog estará em andamento para lhe auxiliar a partir da agora.

Boa Sorte!!


MAS SE PASSEI, PORQUE ESTOU PERDENDO TEMPO EM FAZER BLOG?

Primeiramente, não acredito que conhecimento deve ser guardado, mas compartilhado.

Se funcionou para mim, deve funcionar para mais alguém, e são muitos detalhes que fazem a diferença.

Por isso quero compartilhar as informações que tenho, para ter seguidores que farão ainda melhor do que eu.

O objetivo é que as pessoas peguem meu método e minhas dicas e as torne ainda melhores.

Ditado:  Não tente inventar um substituto para a roda, mas procure fazer que ela se torne mais lisa.

Se o meu interesse é só ganhar dinheiro?

Para mim dinheiro é somente uma representação de um valor que foi construído através de suor, e, por isso, é claro que também quero ganhar dinheiro. A recompensa sempre será um estímulo para se fazer mais e melhor.

Todos gostam de ganhar por aquilo fazem, mas o interesse não é só o dinheiro, eu realmente gosto de lecionar e sinto prazer em ouvir quando um aluno conseguiu aprovação ou mesmo chegou perto da aprovação.

Logo que tomei posse em 2011, começei a dar aulas e em meados de 2012 já haviam alguns alunos dizendo que tinham passado ou pelo menos quase passado, o que já era muita coisa para elas.

Assim, fique a vontade em elogiar, criticar e ajudar nessa meta. Muitas cabeças juntas pensam melhor que uma sozinha, e o objetivo aqui é ver muitas pessoas conseguindo a aprovação como eu consegui e se possível em cargos ainda mais difíceis.

Papo Reto - O objetivo do Blog, portanto, é expandir a quantidade de pessoas alcançadas pelo meu método, conseguindo mais seguidores aprovados em concurso público. Além disso publicar meu livro e ganhar um dindin, todo trabalho merece sua recompensa. Mas a maior recompensa será a satisfação de ver a aprovação de muitos alunos.

EXISTE FRAUDE EM CONCURSO?




O mundo não é perfeito e existem problemas, mas não é por conta deles que iremos deixar de viver e lutar para conseguir uma vaga pública.

Em tudo que envolve muito dinheiro ou nesse caso uma carreira pública que tem estabilidade e com salários atrativos, existe a possibilidade de existir alguma fraude ou truque.

Mas...

Reflexão 1: O mundo não vai acabar, nem mudar ...

Isso mesmo, gente, o mundo não vai acabar porque descobriram uma fraude em um concurso público.

Então estudem, muito, aproveitem o tempo extra para passar à frente dos candidatos que ficarão somente reclamando e comentando a fraude, mesmo porque não será amanhã ou depois que deixarão de existir fraudes em concursos públicos. 


Reflexão 2: Mais munição para os chatos de plantão.

Claro que uma notícia é um prato cheio para os chatos de plantão que adoram tentar desmotivar concurseiros dizendo pérolas como “Você é trouxa, concurso público tem fraude, só entra quem tem padrinho ou compra vaga”. 

Sinceramente, esses chatos merecem um bom “Vá catar coquinho”. O concurseiro sério não se deixa abalar por comentários desses tipo, melhor, nem ouve comentários desse tipo.



Papo Reto- Então, gente, o negócio é acompanhar os casos de fraude, exigir apuração rigorosa, mesmo que você não tenha se inscrito, porque a seriedade dada aos concursos públicos é proporcional à seriedade exigida pelos concurseiros, e quando rolar o concurso, fazer bonito, ser empossado e calar a boca de todo mundo.


Além disso, tem Polícia por aí investigando.


domingo, 27 de novembro de 2016

O COMPUTADOR É DISPENSÁVEL?



Muitos perguntam quais os recursos de material que se deve ter para conseguir passar em concurso, e se ter um computador é indispesável.

O computador é útil para se acessar a internet. Assim, se tiver uma lan house perto de casa é suficiente.

Você irá precisar acessar os sites que postam as datas dos concursos, acompanhar os andamentos dos concursos, baixar os editais dos concursos e, talvez, comprar apostilas para estudar para os concursos.

De resto, o computador não é meio adequado para se estudar, pois possui muita distração e, além disso, é bem diferente de ler em papel.

No papel se pode sublinhar, marcar, destacar e fazer anotações.

Por isso, não deixe de imprimir ou comprar impresso todo o material que você irá estudar.

Ler na tela de um computador reduz, pelo menos, de 70%  para 30 % o grau de assimilação.

Assim, não tente economizar em impressão, pois quanto mais você imprimir e marcar e sublinhar e fizer anotações no papel, mais você irá assimilar e maiores serão a suas chances de ser aprovado em concurso público.

Papo Reto- Eu considero dispensável para o estudo em si, mas muitas informações serão alcançadas pela internet e, para isso, um computador é necessário, mas não é obrigatório se ter um, vai na lan house que resolve.

sexta-feira, 25 de novembro de 2016

SE PASSEI EM ALGUM CONCURSO?


Então, muitos irão perguntar se passei em algum concurso para estar falando por ai sobre concurso público.

E a resposta é sim. Depois de muita determinação, abdicação, dedicação, método, e energia, finalmente, após dois anos, consegui alcançar um cargo público de bom nível.

Nos posts que irão se seguir eu falarei a respeito de cada palavra que eu mencionei acima para explicar exatamente o que elas são.

Enfim, eu escolhi a área policial e sempre tive um sonho de passar na Polícia Federal, e acabei passando para Escrivão da Polícia Federal em 2010, e nesse concurso concorri com 54.000 (cinquenta e quatro mil) pessoas para 400 vagas.

Mas não fiz concurso só para a Polícia Federal, comecei a carreira de concurseiro fazendo concursos de nível médio para Tribunais e Ministérios Públicos, mas tomei ferro.

Então continuei a estudar e logo passei no concurso da PM do Distrito Federal, mas não dei continuidade, pois logo passei na prova da Polícia Federal.

O caminho é sempre esse, quando uma pessoa adquire a bagagem exigida para passar no concurso, a aprovação nunca vem isolada, se o estudo continua sempre se consegue passar em mais de um concurso da mesma linha de matéria.

O bom de se determinar a área onde se quer passar é que se aproveita a matéria do outro concurso.

Sempre se tem que adicionar uma ou outra matéria, mas é sempre bom ter a mesma linha de foco.

Não adianta focar em todo tipo de concurso com matérias muito diferentes, procure concursos que utilizam matérias semelhantes.

Fazer prova por fazer, não; só vale a pena se for aprender algo.

Se o conhecimento é muito baixo, não será possível nem tentar fazer a prova, o que só irá prejudicar a alto estima.

Papo Reto - Não pense que sou um gênio ou algo assim, eu tenho a capacidade mediana para aprender e memorizar, e nunca fui de estudar na escola. O que eu fiz foi parar a vida social e procurar seguir todos os passos que a maioria trilha, e insistir até passar.

quinta-feira, 24 de novembro de 2016

NATAL E FAMÍLIA




Final do ano é sempre acompanhado de barulho, brincadeiras, almoços, jantares, churrascos. Para o concurseiro essa não é, definitivamente, uma das melhores épocas do ano, já que estudar nesse clima de festa acaba sendo mais complicado.

Não dá para deixar de estudar nesses dias que separam a véspera de natal ao primeiro dia de ano novo. 

Todo dia é precioso e pode fazer a diferença entre ser aprovado ou não.

O problema é conciliar os estudos com o clima de festa.

Conversei com vários concurseiros mais experientes, alguns já empossados, sobre como se portar nessa época em relação aos estudos. 

Primeiramente, todos devem saber que você está em um objetivo de aprovação em concurso público e que ficará mais afastado durante esses dias para aproveitar cada minuto que puder.

É claro que nos momentos decisivos muitos não conseguem ficar ausentes, mas, se esse for o caso, não deixe de logo voltar para estudar, peça desculpas e abrace a todos, mas não perca o foco.

Diminuir o ritmo de estudo não adianta, ou se foca nos estudos ou nas festas. Essas revisões rápidas não são muito eficientes e servem mais para manter as matérias frescas na memória do que para memorizar novas informações.

Assim, o jeito é tentar encontrar um local alternativo de estudo e sumir de casa nos horários reservados para estudo. 

São duas as principais dificuldades, a primeira: a dificuldade em encontrar esse local para estudar, pois, nessa época, não há muitas bibliotecas abertas todos os dias e ainda o mal estar que esses sumiços podem causar entre parentes e amigos.

Mas quem realmente quer passar faz parte ficar um mal estar com familiares e namorados e namoradas, pois é difícil entender o afastamento.

Acredite, vale a pena, depois da aprovação todos voltam e com maior respeito e maior apreço por sua conquista, pois passam a entender que o afastamento não foi em vão.

Se isolar no quarto não é uma opção recomendada, sempre haverá barulho e pessoas indo no quarto a atrapalhar, por isso, será preciso um nível de concentração muito alto para superar essas dificuldades.

Ainda assim, em último caso, estude de qualquer jeito, e se adapte aos locais e horários que tiver, estudar com concentração, ainda que o mínimo que seja ainda é melhor que não estudar nada.

Alguns concurseiros bem determinados, simplesmente decidem ir para outra cidade e ficar esses dez dias em um hotel ou pousada só para poder estudar. Alguns conseguiram casas de amigos ou parentes que estarão viajando.

Papo Reto – Essa é uma época complicada para qualquer concurseiro, seja por falta de lugar tranqüilo para estudar, seja pela vontade de dar um tempo e também cair na festa. Antes de fazer qualquer coisa, pense na concorrência dos concursos públicos e na tranqüilidade depois da posse, só assim você poderá decidir corretamente sobre o que fazer.

ESTUDAR OU FESTEJAR NO FINAL DO ANO?


O navio Norwegian Sky fará com que você ultrapasse o céu. Através do Freestyle Cruising, você mesmo determina os horários em que se alimenta se diverte, ou simplesmente aproveita o embalo do mar apreciando um saboroso drink.


Esse é um cruzeiro que vai de Miami ao Caribe e custa R$ 3.500,00 em média. Com as passagens aéreas o total fica em média R$  9.000,00.

Não sei o que vocês estão fazendo nesse natal, mas eu recomendo estudar, bem cedinho, de preferência.

Hoje posso bancar uma viagem dessas, e isso foi graças a dois anos de puro estudo e abdicação de tudo.

Meu salário mensal passa dos R$ 10.000,00 e tenho férias de 30 dias todo ano ganhando o 13º só para isso.

Loucura? Vejamos. Eu abri mão de três natais e três anos novos sem grana e sem emprego por todos os próximos no cruzeiro de natal descrito aí em cima.

Acho uma boa troca.

Na sexta-feira passada, recebi a ligação de dois amigos que vão passar as festas de final de ano em lugares e de forma bem diferentes.

Um deles trabalha em um banco de investimentos famoso em São Paulo, ganha em torno de R$3.500 por mês, e vai trabalhar no natal. Está preocupado com possíveis cortes no banco e como está noivo, economiza para poder casar. Vai passar o natal e ano novo no interior de Minas, visitando os pais e os sogros. Com uma renda anual de R$47 mil anuais e instabilidade no emprego, ele não pode fazer muito mais.

O outro já é casado, analista judiciário, ganha em torno de R$6.500 por mês e está em férias desde a sexta-feira passada. Ele está tranqüilo e foi com a esposa para Aspen, esquiar. Com uma renda anual de R$85 mil anuais e a tranqüilidade de praticamente não poder ser demitido, ele pode se dar a esse luxo.

Quem entra na guerra dos concursos públicos para ganhar está buscando a tranqüilidade que esse segundo amigo tem. É essa tranqüilidade que eu busquei. Para isso é preciso estudar muito, porque é muita gente que está a fim de esquiar em Aspen ou fazer esse cruzeiro para o Bahamas, no natal do ano que vem.

Se você está lendo este artigo é um indício de que você não está de brincadeira nessa guerra. Se você vai estudar no natal e no ano novo, você está passando na frente de alguns milhares de concurseiros.

Acredite, se resolver estudar nesse fim de ano, você não estará sozinho muitos estarão na mesma luta e suor, os que não conseguirem ficarão para trás.

Concurso é como uma corrida de maratona, se parar um pouquinho já passa um na sua frente, mas a corrida é de longa duração, por isso o compromisso de não festejar deve ser pelo menos de três natais e anos novos.

Papo Reto - Enquanto a maioria estiver em festa, a minoria estará estudando, e se optar em estudar esses momentos irão lhe garantir muitas posições na classificação geral, talvez garanta a aprovação. Lembre-se, é uma maratona, a luta deve ser constante até o final da corrida, e se parar um pouquino, logo um passa na sua frente.