quinta-feira, 24 de novembro de 2016

NATAL E FAMÍLIA




Final do ano é sempre acompanhado de barulho, brincadeiras, almoços, jantares, churrascos. Para o concurseiro essa não é, definitivamente, uma das melhores épocas do ano, já que estudar nesse clima de festa acaba sendo mais complicado.

Não dá para deixar de estudar nesses dias que separam a véspera de natal ao primeiro dia de ano novo. 

Todo dia é precioso e pode fazer a diferença entre ser aprovado ou não.

O problema é conciliar os estudos com o clima de festa.

Conversei com vários concurseiros mais experientes, alguns já empossados, sobre como se portar nessa época em relação aos estudos. 

Primeiramente, todos devem saber que você está em um objetivo de aprovação em concurso público e que ficará mais afastado durante esses dias para aproveitar cada minuto que puder.

É claro que nos momentos decisivos muitos não conseguem ficar ausentes, mas, se esse for o caso, não deixe de logo voltar para estudar, peça desculpas e abrace a todos, mas não perca o foco.

Diminuir o ritmo de estudo não adianta, ou se foca nos estudos ou nas festas. Essas revisões rápidas não são muito eficientes e servem mais para manter as matérias frescas na memória do que para memorizar novas informações.

Assim, o jeito é tentar encontrar um local alternativo de estudo e sumir de casa nos horários reservados para estudo. 

São duas as principais dificuldades, a primeira: a dificuldade em encontrar esse local para estudar, pois, nessa época, não há muitas bibliotecas abertas todos os dias e ainda o mal estar que esses sumiços podem causar entre parentes e amigos.

Mas quem realmente quer passar faz parte ficar um mal estar com familiares e namorados e namoradas, pois é difícil entender o afastamento.

Acredite, vale a pena, depois da aprovação todos voltam e com maior respeito e maior apreço por sua conquista, pois passam a entender que o afastamento não foi em vão.

Se isolar no quarto não é uma opção recomendada, sempre haverá barulho e pessoas indo no quarto a atrapalhar, por isso, será preciso um nível de concentração muito alto para superar essas dificuldades.

Ainda assim, em último caso, estude de qualquer jeito, e se adapte aos locais e horários que tiver, estudar com concentração, ainda que o mínimo que seja ainda é melhor que não estudar nada.

Alguns concurseiros bem determinados, simplesmente decidem ir para outra cidade e ficar esses dez dias em um hotel ou pousada só para poder estudar. Alguns conseguiram casas de amigos ou parentes que estarão viajando.

Papo Reto – Essa é uma época complicada para qualquer concurseiro, seja por falta de lugar tranqüilo para estudar, seja pela vontade de dar um tempo e também cair na festa. Antes de fazer qualquer coisa, pense na concorrência dos concursos públicos e na tranqüilidade depois da posse, só assim você poderá decidir corretamente sobre o que fazer.

Nenhum comentário: