quarta-feira, 30 de novembro de 2016

FALTA TEMPO PARA ESTUDAR?






Veja este depoimento, talvez seja a mesma situação que a sua:

“Eu trabalho o dia todo, acordo 6 da manhã e chego em casa 6 da tarde. Começo a estudar de 7h às 11:00... estudo morrendo de sono... gostaria de forçar mais meu organismo pra estudar até mais tarde, pelo menos 1h... mas tá difícil... Vc poderia dar algumas dicas como posso fazer para melhorar meu rendimento na hora de estudar, tenho certeza que serão dicas muito bacanas e que darão uma motivação a mais. Grande beijo e obrigada pela atenção”.

Não há segredo, estudo se mede no relógio e na intensidade, e a falta de tempo para estudar afeta os concurseiros, afinal de contas, não é todo mundo que pode parar tudo e se dedicar 100% aos estudos.

Mas, não se desespere, existe solução.

Ditado: Só não há solução para a Morte.

Então vamos com calma e analisar o que pode ser feito.

- Considerando que a noite o sono é mais propício, eu acordaria as 04:00 AM da manhã para estudar, ao invés de ficar até as 23:00.

Garanto que depois de uns dias que se acostumar com o horário, irá render bem mais o estudo pela manhã. Então se for necessário durma mais cedo, tipo às 22:00 e acorde mais cedo.

No meu caso, eu levantava todos os dias as 5:00 da manhã para iniciar os estudos na biblioteca às 06:00. 

Levantava, tomava banho para acordar, o que eu recomendo, tomava café e pegava o carro para ir para a biblioteca.

Durante uma época eu começava do lado de fora de uma das bibliotecas, pois ela só abria as 07:00 da manhã.

Tente levar sempre um livro consigo para estudar nas horas vagas. Seja no intervalo do serviço, seja no almoço, seja no ônibus, etc.

Se você tem o dia todo para estudar, reserve a hora do almoço para descansar a mente. No meu caso eu comecei tirando duas horas de almoço, e logo cortei para uma hora. 

Caso você não tenha o dia todo para estudar, eu comeria rapidinho para poder estudar um pouco, nem que fosse 30 minutos líquidos de estudo. 

Ao chegar em casa, 19:00 horas, dá para estudar 3:30 horas líquidas de estudo, até as 22:30 para estar na cama já para dormir as 23:00.

Nos fins de semana:
Se tiver o dia de folga, acorde as 5 da manhã, para iniciar os estudos às 06:00 até as 12:00. Intervalo de 5 minutos a cada 3 horas de estudo. Total: 5:50 (cinco horas e cinquenta minutos).

Na parte da tarde, tirando uma hora de almoço, até as 13:00. Seguindo com os estudos as 13:00, até as 22:30. Cinco minutos a cada 3 horas de estudos: Total: 9:15 (nove horas e quinze minutos) de estudo.

Total do dia: 15:05 (quinze horas e cinco minutos)

Vale sempre ficar marcando num caderninho as horas que estudou no dia, e contabilizar todos os minutos de folga, dessa forma você estará se estimulando a não perder tempo.

No meu caso, somente nos últimos meses consegui seguir o cronograma acima. 

Conforme fui evoluindo nos estudos cortava mais folgas, gradativamente.

Logo passei a estudar o dia todo, sai do emprego e ficava todos os dias só estudando.

Essa fase foi de três meses até que passei na Polícia Federal.

Papo Reto -  O importante é estar sempre atento com o tempo e a qualidade de estudos, sem deixar a peteca cair, e manter o estudo da forma que dá. Mas lembre-se não leve um ritmo que te faça desistir. Coloque sempre a exigência do seu próprio tempo em um patamar um pouco além daquilo que seria confortável e teste.


Nenhum comentário: