segunda-feira, 28 de novembro de 2016

A ROTINA DO CONCURSO




Depois de conversar com diversos colegas que passaram no mesmo concurso que eu, e colegas que passaram em outros concursos ainda melhores, o resultado foi sempre o mesmo; todos seguiram a mesma receita de bolo.

Não adianta querer se enganar, nem a mim  criar uma ilusão só para agradar.

O fato é que eu gostaria de te dizer que é possível conciliar a vida normal com os estudos para ser aprovado em concurso público, mas não posso te falar essa mentira.

Então aqui vai a base da receita do bolo.

1 – Organização.

É incrível o tempo que se perde quando o material de estudo está desorganizado.
Então, deixe seu material organizado, separe-o por matérias e na ordem de estudo. 

Tenha um estojo grande com canetas, lapiseiras, régua e tal, uma pasta com papel sulfite para anotações, organize os sites de estudo e material em PDF. Se você for organizado, já estará um pouquinho a frente de um monte de candidatos desorganizados.

Organize seu tempo, divida o tempo por matérias, e por perídios do dia. Manhã e tarde já é uma boa divisão. Estudar uma matéria pela manhã e outra a tarde, evita o cansaço e o sono, fazendo-o ficar mais produtivo.

Divida os dias dos meses e programe um tempo só para leitura, outro só para exercícios, e outros só para revisão.


No meu caso, sempre separei a última semana do mês para realizar apenas revisão. 

Assim também, separava uma semana de exercícios a cada duas de leitura.


2 – Saiba lidar com o cansaço.

Quem trabalha o dia todo e ainda estuda o suficiente para ser aprovado em concursos públicos ficará cansado, muito cansado, mas se o cansaço for demais, atrapalha. 

As vezes, vale a pena dormir mais cedo e acordar no dia seguinte, mais cedo, para estudar com maior energia.

3 – Adeus feriados, festa e baladas (abdicação)

A regra geral é que concurseiro que estuda sério, tem que abdicar de muita coisa, deixando de ter feriados livres, festas e baladas. Não participe de nenhuma ceia de natal, reveillon, festas, isso fica para pós aprovação.

No meu caso, até o dia do meu aniversário não parei de estudar, só parei por uma hora para cantar parabéns junto com meu pai e minha mãe.

 4 – Pouca conversa com familiares e amigos.

Estudar para concursos públicos é como ter uma namorada possessiva e ciumenta, que não aceita que você perca seu tempo com amigos ou familiares, porque quer toda sua atenção, cada minuto livre que você tiver tem de ser para ficar com ela. 

Então, não dê chance para o azar e converse com seus familiares e amigos, explique que até ser empossado você será uma pessoa anti-social que só viverá para trabalhar e estudar. E, sinceramente, se não quiserem entender o problema é deles, mas o cargo público, ótimo salário e estabilidade que só o cargo público pode oferecer será seu e somente seu.

 5 – Nada de baladas e bebidas.

Estudo sério não combina com baladas que só terminam quando o dia está raiando e bebedeiras regulares. Para ser aprovado em concursos públicos sem abrir mãos dessas coisas é estupidez misturada com muita ingenuidade. Se você não quer abrir mãos desses “pequenos prazeres mundanos”, então nem comece a estudar, melhor ir curtir a vida, pois, nesse caso, o estudo será perda de tempo.

6 – Cuidado com a saúde.

Não deixar a saúde de lado, praticar atividades físicas e se alimentar direito será fundamental.  Alimente-se de forma leve e saudável. Faça atividades físicas regularmente (pelo menos 30 minutos a cada dois dias, valendo correr, caminhar rápido, andar de bicicleta, subir e descer escadas). Tome, no mínimo, 2 litros de água ao longo do dia, todos os dias. Tomar bastante água melhora a concentração, aumenta a capacidade de memorização, diminui o cansaço. É sério, eu experimentei e não deixo de tomar bastante água diariamente.

Papo Reto - Somente comece se for para terminar.

Um dos piores sentimentos que existem é a FRUSTRAÇÃO, principalmente porque ela tem a capacidade de assombrar as pessoas por muito tempo. Quando alguém decide estudar para concursos públicos, começa com aquela animação característica, mas se não existir comprometimento, gana de vencer e muita disposição para muitos sacrifícios, não vai adiantar.

Se não tem certeza de que está a fim de se sacrificar o suficiente para ser aprovado, então nem comece. 

Estudar para Concursos é uma Maratona e exige muita abdicação e dedicação todos os dias. Todo dia surgirá algo legal para fazer, festa maneiras, mas será preciso dizer NÃO para todas elas e ir estudar para concursos públicos. 

Se não for assim, será perda de tempo, então é melhor aproveitar a vida do jeito que dá. 

Estudar é uma atividade maçante que leva no mínimo dois anos a finco para passar e que vale a pena no final, mas o processo é doloroso, chato e duro, e por isso muitos desistem antes de conseguir.

Mas se realmente for seu desejo ter um cargo público, siga em frente, tome as rédeas da carruagem da sua vida e toque até conseguir, e sempre que precisar de mais informação e ajuda busque pessoas que possa confiar na informação.

Este Blog estará em andamento para lhe auxiliar a partir da agora.

Boa Sorte!!


Nenhum comentário: